terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Relatório sobre a transição da escola para o trabalho no contexto dos Planos de Recuperação e Resiliência

 



Francisco Simões, investigador do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa é o autor de um relatório elaborado para a Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu (ECON) sobre a transição da escola para o trabalho no contexto dos Planos de Recuperação e Resiliência, especificamente sobre políticas ativas de emprego para a juventude.

Relativamente à análise qualitativa das medidas dedicadas às políticas para as próximas gerações nos PRR dos seis países do Sul da Europa, Francisco Simões salienta três conclusões principais:

  1. “as reformas e os investimentos são de banda larga, isto é, tendem a abranger toda a população, não sendo focadas nos jovens, embora os jovens estejam mais expostos ao desemprego”;
  2. "quando as medidas são focadas nos jovens, não são suficientemente específicas”, isto é, não parecem ter em conta a diversidade de certos grupos (e.g., mulheres, migrantes, NEEF) e suas particularidades, com exceção de um grande grupo, os estudantes;
  3. as medidas também “não parecem ter em conta as necessidades das diferentes áreas territoriais dos seis países analisados”, apesar das disparidades regionais nos indicadores avaliados.

Saber mais:

https://www.cis.iscte-iul.pt Os desafios da transição da escola para o trabalho nos países do Sul da Europa

O RELATÓRIO (em inglês)

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