terça-feira, 26 de julho de 2011

As dificuldades de aprendizagem no Ensino Superior

Que factores que contribuem para a adaptação ao Ensino Superior e para o sucesso educativo?
Os estudos citados pelo psicólogo e investigador da Universidade do Minho, Leandro de Almeida e Colaboradores, indicam que as dificuldades de aprendizagem no ensino superior, podem estar associadas aos seguintes factores: 
  1. Falta de conhecimentos  de base para o curso, por exemplo, nas disciplinas consideradas básicas;
  2. Relação mais distante com os professores e a falta de  um feedback destes; 
  3. Um raciocínio dogmático e rígido pouco adequado à apropriação de modelos explicativos mais controversos e complexos; 
  4. Falta de métodos de estudo pautados por fraca autonomia e auto-regulação; 
  5. A pouca clareza do projecto vocacional e  baixa auto-confiança com claras implicações nos níveis de motivação; 
  6. O fraco domínio das TIC e outros recursos de suporte (Línguas estrangeiras,  capacidades de leitura e escrita ...); 
  7.  A gestão deficiente do tempo de estudo, conduzindo por vezes a estudo sazonal e nos momentos de avaliação. 

Sem comentários: