segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Estimular o cérebro


Ainda não se sabe, mas estudos apontam, que o cérebro humano é notavelmente plástico, ou seja, sua estrutura e actividades mudam quando a pessoa precisa encarar um desafio. Não confundir com a ideia defendida por alguns cientistas, que o cérebro humano, em termos da evolução da espécie, atingiu o estado final. Consequentemente, os estudos realizados até hoje não indicam, por exemplo, que as nossas cabeças poderão atingir o tamanho e os talentos que se observam nas personagens dos filmes de ficção científica.
Retomando a ideia da plasticidade do cérebro e da importância essencial de desafiar os alunos para irem mais além (embora as pesquisas tenham sido feitas com ratos): 
  • Milhares de células são geradas no cérebro adulto todos os dias, especialmente no hipocampo, estrutura envolvida na aprendizagem e memória;
  • Em poucas semanas a maioria dos neurónios recém-nascidos morre a não ser que o animal seja desafiado para aprender alguma coisa nova;
  • Acreditamos que as tarefas que resgatam uma quantidade maior de neurónios novos são as mais difíceis de aprender, exigindo um esforço mental maior. 
In Tracey J. Shors, Estimulado, cérebro produz e preserva novas células nervosas, Scientific American - Neurociências, Em busca da Consciência, edição especial, nº 40, 2011
Imagem retirada de: http://www.soscorpo.com.br/anatomia/s-ner02.htm

Sem comentários: