“Work-based training". É esta a designação
do projeto, coordenado pelo Centro de Formação Profissional alemão Zentrum fur
Integration und Bildung (ZIB), que envolve parceiros de oito países, com o
objetivo de analisar e disseminar boas práticas e orientações sobre as
diferentes abordagens de formação orientada para o trabalho em vigor nos
diferentes países europeus.
Portugal está representado neste projeto pela Escola Profissional do Minho (ESPROMINHO). Esta escola, a par de outras entidades de Itália, Bulgária, Eslovénia, Suécia, Malta, Roménia e Turquia encarregar-se-ão, no decorrer deste projeto, que vigora desde 2015 até 2017, de estudar as vantagens e os inconvenientes das abordagens de formação em contexto de trabalho seguidas nestes países, tendo como objetivo encontrar soluções ou estratégias que permitam "ultrapassar as arreigadas barreiras e entraves à aprendizagem no sentido de criar sucesso na aprendizagem sustentável".
No âmbito deste projeto, será elaborado um questionário online, dirigido quer a professores e formadores, quer a formandos, bem como um Manual de Boas Práticas, com exemplos concretos de projetos bem-sucedidos.
Este projeto de parceria estratégica, desenvolvido ao abrigo do programa Erasmus+, tem como pressuposto que os maiores obstáculos dos jovens no ingresso no mercado de trabalho correlacionam-se com a falta de qualificações ou a sua desadequação, muitas vezes aliada a problemas familiares.
Portugal está representado neste projeto pela Escola Profissional do Minho (ESPROMINHO). Esta escola, a par de outras entidades de Itália, Bulgária, Eslovénia, Suécia, Malta, Roménia e Turquia encarregar-se-ão, no decorrer deste projeto, que vigora desde 2015 até 2017, de estudar as vantagens e os inconvenientes das abordagens de formação em contexto de trabalho seguidas nestes países, tendo como objetivo encontrar soluções ou estratégias que permitam "ultrapassar as arreigadas barreiras e entraves à aprendizagem no sentido de criar sucesso na aprendizagem sustentável".
No âmbito deste projeto, será elaborado um questionário online, dirigido quer a professores e formadores, quer a formandos, bem como um Manual de Boas Práticas, com exemplos concretos de projetos bem-sucedidos.
Este projeto de parceria estratégica, desenvolvido ao abrigo do programa Erasmus+, tem como pressuposto que os maiores obstáculos dos jovens no ingresso no mercado de trabalho correlacionam-se com a falta de qualificações ou a sua desadequação, muitas vezes aliada a problemas familiares.
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