sexta-feira, 24 de março de 2017

Pascal Paulus: diferenciação pedagógica



WEBIN@R da DGE
Diferenciar é distinguir a diferença. Entende-se conscientemente que um grupo de pessoas, também em contexto escolar, é sempre heterogéneo. A organização faz-se em função desta heterogeneidade desenvolvendo a diferenciação pedagógica.

Abordamos a diferenciação pedagógica em mono- e pluridocência nos vários ciclos de ensino, incluindo no ensino superior. Percorremos a planificação cooperada, o trabalho a pares, a pesquisa diferenciada, o trabalho em equipa, as comunicações no grupo e os instrumentos de avaliação.
É feita a distinção entre diferenciação pedagógica e diversificação curricular, relacionando a diferenciação pedagógica com o currículo e o conhecimento na educação básica e na educação de adultos. Destaca-se o isomorfismo no projeto de aprendizagem em todos os contextos de educação e formação.
Convidado o Doutor Pascal Paulus, cocriador de uma escola assente na pedagogia institucional gerida por pais e professores (Leuven), e membro do Movimento da Escola Moderna (MEM), onde integra grupos de trabalho com docentes do pré-escolar e do ensino básico

Sem comentários: