segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Publicação: "Fórum Futurália 2020: Indústria 4.0 "



Esta é uma publicação que nos leva a pensar, compreender e a refletir sobre os desafios e as implicações no modo como iremos aprender, trabalhar, competir e até viver no contexto de emergência de uma nova era industrial Indústria 4.0 - pautada pela aceleração digital, pela nanotecnologia e pelos sistemas cibernéticas, a funcionar de modo integrado, alimentados pela Internet das Coisas.
Procurando que não fiquemos apenas pelo fascínio tecnológico, a publicação integra artigos de especialistas de reconhecido renome que frisam a importância de preservarmos a dignidade humana, através de uma forte aposta na aprendizagem ao longo da vida, alicerçada numa base de diálogo social alargada, num tempo em que os robôs ameaçam descartar as pessoas.
Estes artigos, bem como uma entrevista com Carlos Zorrinho, Deputado do Parlamento Europeu, reforçam as conclusões a que chegaram também os participantes do Fórum Futurália 2020: Indústria 4.0 e dos três workshops que o aconteceram, em março de 2017. Estes eventos permitiram recolher os contributos de dezenas de stakeholders, de diferentes quadrantes e setores, numa tentativa de antecipação dos cenários de aprendizagem, de trabalho e de competição/colaboração à escala global, que iremos enfrentar nos próximos anos, com o propósito de prevenirmos os efeitos negativos desta nova era industrial e de aproveitarmos as vantagens que daí possam advir.
De salientar ainda o editorial, da autoria de Eduardo Marçal Grilo, que destaca o contexto em que a publicação surge, no âmbito da agenda de trabalhos do Fórum Estratégico da Futurália, e um texto de abertura de Marcelo Rebelo de Sousa, decorrente da visita que efetuou ao certame.
Esta publicação encontra-se disponível para download  (versão em Português) ou aqui (versão em Inglês),em: http://www.anqep.gov.pt/
Pode também consultar a versão e Book.

Sem comentários: