quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Ferramenta de Autoavaliação da Cultura de Inovação




 A cultura de inovação é um fator estruturante de desenvolvimento e de sustentabilidade no processo de criação de valor das entidades públicas.

A cultura de inovação manifesta-se nas prioridades e na dinâmica interna da organização, traduzindo a forma como lida com os desafios do presente e se prepara para os desafios do futuro.

Conhecer, de forma sistemática e integrada, a expressão prática dos princípios de inovação, é o exercício proporcionado pela aplicação da Ferramenta de Autoavaliação da Cultura de Inovação. (AQUI) Esta ferramenta permite definir o ponto de partida da organização e preparar e implementar um plano de desenvolvimento de competências de inovação que suscite evolução no nível de maturidade organizacional neste domínio, potenciando ambientes criativos e inovadores, otimizando modelos e processos de gestão, capacitando pessoas e equipas e, no seu todo, incrementando a efetividade no serviço público.

São pioneiras na aplicação desta abordagem específica entidades da administração central do Estado: a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), a Direção-Geral do Orçamento (DGO), o Instituto Nacional de Reabilitação, I.P. (INR, I.P.), a Marinha, a Polícia Judiciária (PJ), a Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros (SGPCM), o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD); bem como do setor empresarial do Estado: A Entidade Nacional para o Setor Energético, E.P.E. (ENSE, E.P.E.) e a Imprensa Nacional Casa da Moeda, S.A. (INCM, S.A.).

Sem comentários: