quinta-feira, 18 de maio de 2023

“Kit Direitos Humanos” vai chegar às escolas




Iniciativa desenvolvida por investigadores do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa

O “Kit Direitos Humanos” é um programa inovador, didático, socio-lúdico e multimodal, de promoção da educação para os direitos humanos das pessoas com deficiência, com maior enfoque na deficiência intelectual e autismo. A substância das atividades, dinâmicas e jogos que integrarão o Kit têm por base os princípios e o articulado da Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da ONU (…).

O Kit é uma ferramenta adaptada a diferentes faixas etárias, disponível para professores, educadores, dirigentes ou outros agentes educativos, mas igualmente para utilização da criança e jovem a nível individual ou em família. 

O Kit incorporará uma componente física/analógica (jogo de tabuleiro) e uma componente digital (plataforma online/moodle e uma app). Será igualmente desenhada uma versão em linguagem fácil por forma que os conteúdos possam ser trabalhados com crianças com deficiência intelectual e/ou neurodiversidade. As aplicações digitais garantirão igualmente acessibilidade a pessoas cegas e surdas. 

As crianças e jovens, com e sem deficiência, participarão também, de forma colaborativa, na conceção das atividades e dinâmicas que integram o Kit. 

Sem comentários: