O período de inscrições permanece aberto até 2 de fevereiro de 2026, exclusivamente para modalidade online.
Retirado de: https://www.dge.mec.pt
O período de inscrições permanece aberto até 2 de fevereiro de 2026, exclusivamente para modalidade online.
Retirado de: https://www.dge.mec.pt
Dezenas de professores de instituições de ensino superior de todo do país assinaram um manifesto contra o uso da inteligência artificial generativa (IA), alertando para a transformação dos estudantes em “cretinos digitais”.
Os 28 signatários pretendem “promover a humanização do ensino superior e banir o uso da inteligência artificial generativa (IA) nos processos de ensino-aprendizagem” e apontam os estudantes como “as grandes vítimas do mundo digital”.
Fonte: Agência Lusa notícias
O Manifesto: https://drive.google.com/
https://www.oecd.org/publications/
O relatório destaca os benefícios da IAG como tutora, parceira e assistente.
Riscos da IA (Inteligência Artificial) na educação têm de ser “cuidadosamente geridos”, diz OCDE. Um deles chama-se “preguiça metacognitiva”quando usada como atalho, em vez de ferramenta de aprendizagem, pode substituir o esforço cognitivo e enfraquecer as competências que sustentam a aprendizagem profunda”. Os riscos que lhes estão associados têm, por isso, de ser “cuidadosamente geridos. Fonte https://www.publico.pt/2026/01/19/sociedade/noticia/riscos-ia-educacao-cuidadosamente-geridos-ocde-chamase-preguica-metacognitiva-2161363
Datas: 16 e 17 abril
O portal Todos Incluídos liga pessoas com deficiência que procuram oportunidades a empresas preparadas para recrutar de forma mais inclusiva. Todos Incluídos — uma campanha do Nova SBE - anteriormente designada Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa – através do Inclusive Community Forum (ICF), cuja missão passa por fomentar uma sociedade mais inclusiva
A Câmara Municipal de Sintra realiza o terceiro encontro sobre Disseminação de Boas Práticas no Desenvolvimento de Competências Sociais e Emocionais em Contexto Escolar”, integrado na iniciativa ADN Socioemocional de Sintra 2.0, no dia 21 de janeiro, pelas 09h30, no Centro Cultural Olga Cadaval.
Inscrições: https://docs.google.com/
Programa: https://cloud.cm-sintra.pt/
Decreto-Lei n.º 9/2026
Altera o Decreto-Lei n.º 12/2024, de 10 de janeiro, que procede à revisão do Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública.
|
Esta publicação nasce do trabalho de equipas educativas que, em processo de investigação-ação em comunidade de prática, aprofundam o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna (MEM) em contextos de 0-3 anos, num diálogo com as Orientações Pedagógicas para Creche, em que afirmam a creche como um espaço de aprendizagem, de cultura e de relação.
Este documento partilha vozes, imagens e exemplos de práticas que ajudam a pensar o que significa ser educador de infância e equipa educativa em creche e revela-se um excelente contributo para pensar a qualidade das práticas em creche, que valoriza a participação, a cooperação e a reflexão.
Fonte:
Mais recursos sobre o Pré - Escolar: https://www.dge.mec.pt/recursos-0
A Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Nacional de Contraterrorismo, realiza, amanhã, dia 13 de janeiro, a partir das 09H30, no Edifício Sede, em Lisboa, uma conferência subordinada ao tema “Prevenção da Radicalização Online de Crianças e Jovens”, cuja sessão de abertura estará a cargo da Ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, e do Diretor Nacional da PJ, Luís Neves.
Durante a conferência, que encerra as comemorações dos 80 anos da Polícia Judiciária, será lançada uma campanha de âmbito nacional sobre esta temática, que visa alertar crianças e jovens, bem como pais e educadores, para certas realidades que existem online e os riscos daí decorrentes, também no mundo físico.
- Resolução da Assembleia da República n.º 5/2026, de 12 de janeiro. Recomenda ao Governo um novo acelerador para progressão nas carreiras da Administração Pública.
A FLAD - Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e a Ciência Viva lançam a quinta edição do concurso prémio ATLÂNTICO JÚNIOR
As inscrições para os Dias Abertos da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) já se encontram disponíveis no website oficial: https://diasabertosfcup.pt/
Nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro de 2026, a FCUP volta a receber alunos do ensino secundário para três dias dedicados à descoberta das nossas áreas científicas, cursos e atividades práticas em laboratório.
Esta iniciativa permite um contacto direto com a realidade da Faculdade, ajudando os estudantes a esclarecer dúvidas sobre a oferta formativa e as saídas profissionais das diferentes licenciaturas. O programa inclui também atividades dirigidas a professores e momentos abertos a famílias.
Neste episódio nº 8 do Artigo 3, conversámos com o Professor Daniel Sampaio sobre a adolescência como tempo de intensidade emocional, silêncio e medo de dizer. Falamos de amor, rejeição, redes sociais e da importância de adultos que sabem escutar antes que o silêncio se transforme em sofrimento. Uma conversa serena, profunda e necessária, sobre quem cresce sentindo muito, mas dizendo pouco.
26 e 27 de fevereiro 2026 presencial
Caros Alunos, Pais e Encarregados de Educação,
Professores, Psicólogos e toda a Comunidade Educativa:
Temos o prazer de Vos convidar para dois dias de descobertas e inspiração, nos Dias Abertos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com a possibilidade de conhecer diretamente as instalações daquela que poderá ser a Vossa futura Faculdade.
Esta iniciativa é indicada a todos os alunos do ensino secundário que desejam explorar o fascinante universo das Ciências Sociais, Humanidades, Filosofia, Línguas e muito mais.
Porquê participar?
Inscrição:
Preencher Formulário ou AQUI
Data-limite de inscrições: 6 de fevereiro de 2026 ou até preenchimento do número de vagas existente. Será dada prioridade aos alunos do 12.º ano.
Mais informações:
uecre@letras.up.pt
Tel.: 226 077 123/05
entre o continente e as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira e entre estas Regiões
Cria e regulamenta a plataforma eletrónica para a gestão do Subsídio Social de Mobilidade.
Entre o continente e as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, bem como entre estas Regiões.
-Portaria n.º 12-B/2026/1,e 6 de janeiro,: Diário da República n.º 3/2026, Suplemento, Série I de 2026-01-06
https://empregoapoiado.org/Retirado de
| Divulgamos o Guia de Boas Práticas para o recrutamento e empregabilidade de pessoas com deficiência, desenvolvido no âmbito do Erasmus+ Projeto Business Engagement Odyssey. |
O Guia de Boas Práticas é um recurso abrangente e detalhado, concebido para apoiar empregadores e técnicos de emprego na integração profissional de pessoas com deficiência. Mais do que um simples manual, este guia serve como uma fonte de inspiração e orientação prática, oferecendo estratégias concretas para promover uma inclusão bem-sucedida no mercado de trabalho. |
| O guia reúne 40 boas práticas, 55 dicas e truques e 31 "quick wins" (vitórias rápidas), que facilitam a aplicação de medidas eficazes no dia a dia das organizações, a vários níveis do processo de recrutamento e integração profissional. Além disso, apresenta casos de sucesso reais, demonstrando como a inclusão pode ser transformadora não só para os colaboradores com deficiência, mas também para as equipas e para a cultura organizacional como um todo. |
| O envolvimento das empresas é, muitas vezes, uma etapa desafiadora para os técnicos de emprego que acompanham pessoas com incapacidade. Para responder a esta necessidade, o projeto Business Engagement Odyssey desenvolveu também uma formação específica: "Como Envolver Entidades Empregadoras", dirigida precisamente a estes profissionais. |
| O Guia de Boas Práticas e o Manual de Formadores podem se consultados no site |
A violência contra crianças continua a acontecer, muitas vezes em silêncio. Neste episódio do "Não se Aceita, ponto!", a jornalista Ana Bernardino conversa com o psiquiatra Daniel Sampaio e Maria João Fernandes (CNPDPCJ) sobre maus-tratos, sinais de alerta, impacto na vida das crianças e a urgência de proteger quem não se pode defender. Porque a violência contra crianças "Não se aceita, ponto!".vio