quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Violência no namoro (1)


A Associação Académica de Coimbra realizou uma conferência sobre o tema “O que é a violência”. Foram convidados os especialistas Mário Simões, Rosário Pinheiro. Suzana Lucas e Madalena Alarcão apresentaram o tema da violência no namoro.


Num estudo que a investigadora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) Suzana Lucas está a desenvolver revela que “50 por cento das vítimas de agressão no namoro perdoam o agressor”. A convicção, por parte da vítima, que a agressão que sofreu resultou de um ato isolado, que “o outro vai mudar” o seu comportamento ou o medo de represálias”, são as razões mais frequentemente apontadas pelas vítimas para justificar o perdão ao agressor, acrescenta a investigadora.

Embora acredite que aquela atitude reflecte, de algum modo, a realidade, o estudo incide “apenas sobre 274 adolescentes vítimas de violência no relacionamento amoroso”, adverte Suzana Lucas, sublinhando que a investigação que está a desenvolver, no âmbito do seu doutoramento na FPCEUC, abrangerá mais de dois mil casos.

O Gabinete de Apoio ao Estudante da Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra não tem tido mãos a medir para «acompanhar os estudantes nas suas dificuldades de ordem psicológica», afirmou a directora Luísa Morgado, falando numa «procura muito considerável».

Os casos de violência no namoro constituem apenas uma pequena parte das razões que levam os alunos a procurar a ajuda dos psicólogos da Faculdade. «Também existem estudantes que precisam de acompanhamento psicológico devido a dificuldades de aprendizagem e integração», exemplificou a responsável.

Na prevenção da violência doméstica em contexto escolar, poder-se -à recorrer a:
 Prevenção da violência doméstica da UMAR (em 15 sessões)


Fonte: Jornal Publico – 15 de Dez de 2010; Associação Académica de Coimbra

Imagem retirada de: videolog.tv

Sem comentários: