sábado, 28 de abril de 2012

O direito de ser introvertido



É habitual considerar-se que para se ter sucesso na vida, deve-se ser comunicativo e com gosto pelo convívio social. É com base nesta crença que Susan Cain relata a sua experiência, que apesar de ser uma pessoa pouco sociável, tem talentos e capacidades que deveriam ser valorizadas por todos nós.
A conferência está legendada em 25 línguas em ted.com/
NOTA: Neste contexto, introvertido” não é o que Carl Jung considerou “esquizoide”, tendo definido esta categoria, pelas seguintes atitudes:
  • Uma atitude de omnipotência;
  • Uma atitude de isolamento e desinteresse;
  • Uma preocupação com a realidade interior.

2 comentários:

Anónimo disse...

A expressão "apesar de" foi contraditória ao tema da reportagem. Creio que seus talentos e virtudes são decorrentes de sua personalidade, e não apesar dela, afinal introversão não é doença, é apenas um modo comportamental, assim como a extroversão. Não deve ser considerada melhor nem pior, pois cada uma tem suas qualidades e seus defeitos.

cristina simões disse...

Caro anónimo
A minha intenção com a expressão "apesar de" não foi considerar introversão uma doença ou falha. A falha, ou o bloqueio nas capacidades relacionais encontram-se nas personalidades que jung denomina "esquizoides". Foi com a intenção de deixar bem claro esta distinção entre as duas, que fiz referência a estas ultimas.
obrigada pelo seu comentário