sábado, 11 de agosto de 2012

Batman - a personagem resiliente

Imagem Batman no filme O cavaleiro das trevas renasce
Batman que no filme citado não se considera um super-herói "Qualquer um pode ser um herói. Até mesmo um homem que coloca um casaco sobre os ombros de um menino para ele saber que o mundo ainda não acabou", é uma personagem que encarna um homem que é exemplo de resiliência.
Várias capacidades pessoais contribuem para essa condição. A bondade e a generosidade em ajudar os seus semelhantes, é uma delas. Para cumprir com esse propósito de ordem superior à sua mera sobrevivência, permitiu-se sair da solidão na sua mansão, e vencer o mal.
Um individuo considerado resiliente não é por isso um individuo invencível ou invulnerável; não é intocável ou inacessível às emoções, aos sentimentos, ao sofrimento. Se fosse preciso comparar um sujeito considerado resiliente a um super-herói, seria mais Batman do que ao Super-homem. Com efeito Batman possui a inteligência, a força e a técnica e certamente capacidades de adaptação, mas não tem superpoderes. Assim também o sujeito resiliente não é um super-homem, descobre limites à sua resiliência”.
Marie Anaut A Resiliência - Ultrapassar os Traumatismos Climepsi

Sem comentários: