domingo, 19 de agosto de 2012

GUIA e LIVRO sobre o Assédio, coacção e violência no quotidiano

Autor: Marie-France Hirigoyen, Pergaminho, Lisboa, 1999

É com satisfação que registo a sugestão do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), da leitura deste livro para férias.
Sobre a autora, especialista na violência, tenho todos os seus livros editados em Portugal, mas em particular sobre o tema do assédio moral no trabalho (saber o que é, aqui ), recomendaria também da mesma autora o livro "O Assédio no Trabalho”, que retrata o conhecido mobbing ou bullying. Acerca deste livro poderia reproduzir aqui mil frases, mas fica uma:
“Agredimos o outro para nos protegermos de um qualquer perigo” (pag. 37). Mas que isto não nos faça pensar no agressor como vítima - "Sua violência pode ter começado como uma defesa contra a dor, mas pode ter-se transformado em um estilo de vida." Anne Alvarez 
Aqui está a sugestão do IEFP (AQUI):
"Não são raras as situações, no âmbito profissional, familiar ou social, de violência indireta sobre outras pessoas, que recebe a designação de assédio moral. Ocorrem de forma subtil, de longa duração e, na maioria das vezes, sem consequências para o agressor. Segundo a autora, atualmente há uma tolerância muito ampla com essas situações, como se intervir tivesse uma conotação de censura. Esta obra pretende descrever a situação das vítimas, que frequentemente não são capazes de se defender e, por vezes, se auto culpabilizam. A comunicação e o relacionamento perversos são descritos nas suas variantes e é apresentada uma descrição de vários tipos de agressores, de vítimas e das consequências a longo prazo.
Esta obra sugere alguns conselhos práticos no âmbito familiar e da empresa, que passam por detetar a agressão, enfrentá-la, resistir psicologicamente e, eventualmente, recorrer à justiça.
Note-se que o Código do Trabalho, no seu artigo 29.º proíbe o assédio, o qual constitui contraordenação muito grave.” 


UM GUIA sobre o assédio "Prevenção e Combate de Situações de Assédio no Local de Trabalho: Um instrumento de Apoio à Regulação" AQUI 

Entrevista à psicanalista e terapeuta familiar Marie-France Hirigoyen (que muito admiro)

Sem comentários: