segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Math Survivor - jogo didáctico


Com o intuito de combater o elevado insucesso escolar na Matemática, a Associação Empresários Pela Inclusão Social (EPIS) e a Fundação Vodafone Portugal desenvolveram um jogo didáctico online chamado Math Survivor.
O jogo, que foi apresentado nesta quinta-feira numa fase de projecto-piloto, tem por objectivo avaliar o impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação na recuperação de alunos com insucesso escolar na Matemática.
Destina-se a alunos do 2.º e 3.º ciclos, pelo facto de “a Matemática ser uma das disciplinas com maior taxa de insucesso e percepcionada muitas vezes como difícil e inatingível” nestas fases escolares, explicam a EPIS e Vodafone em comunicado de imprensa.
Math Survivor vai permitir aos alunos de Matemática “testar os seus conhecimentos, dar conta da sua evolução e identificar as áreas a melhorar”, tudo isto sem perder o carácter lúdico, garantem os mentores do projecto.
O objectivo desta ferramenta online é incentivar os alunos a “levar a Matemática para fora da sala de aula”, dizem os produtores. A aplicação possibilitará ainda a partilha de informações entre docentes e encarregados de educação, uma vez que este últimos vão poder acompanhar a evolução e desempenho dos educandos, através de e-mail e SMS.
O jogo didáctico vai ser utilizado, em fase experimental, nas aulas de matemática da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Cristelo, concelho de Paredes, escola parceira do projecto. Consoante os resultados obtidos, poderá estender-se a outras escolas do país.

ACEDER ao Video em www.rtp.pt/

Fonte jornal Público, artigo de Carla Romeiro de 10.10.12





Sem comentários: