terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Daniel Sampaio - resiliência


“…

O conceito de resiliência é sobretudo importante para a área da psicologia, e está relacionado com a capacidade de uma pessoa lidar com seus próprios problemas, vencer obstáculos e não ceder à pressão, seja qual for a situação. A teoria diz que resiliência é a capacidade do indivíduo para decidir, quando tem a oportunidade de tomar uma atitude que é correcta, mas ao mesmo tempo mostra receio do que isso possa ocasionar. A resiliência tem também a ver com as dificuldades sentidas pela pessoa em mostrar se sabe, ou não, lidar com a pressão.
Michael Rutter, considerado uma das figuras centrais da psicologia e psiquiatria das crianças, adaptou o conceito de resiliência às trajectórias de vida. A partir da observação longitudinal de crianças sujeitas a condições desfavoráveis de desenvolvimento (por ex., criminalidade parental ou abandono precoce), verificou que algumas tinham um percurso adequado e sem dificuldades.
Postulou então a resiliência como a capacidade de resistir à adversidade.


Muito da nossa capacidade para ultrapassar a crise dependerá de sermos (ou não) resilientes. A entreajuda familiar, o reconhecimento permanente do outro, a empatia entre as pessoas, a criatividade e a coragem são exemplos de factores que contribuirão para a nossa resiliência. A nossa história mostra que somos um povo resiliente: é a altura de o confirmarmos.
 …”

Daniel Sampaio* Seremos resilientes? Revista 2, Jornal Publico, 6.1.13
* psiquiatra, terapeuta familiar

Sem comentários: