sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Entrevista - Jaime Milheiro



Jaime Milheiro nasceu em 1935, é psiquiatra e psicanalista. É entrevistado por Anabela Mota Ribeiro pela Revista 2 do Publico em 23.12.12. Com o título “Tão bom foi o Natal”, aqui vos deixo só uma pequena parte. A entrevista na íntegra encontra-se no meu outro blogue:

"Ainda que remotamente, existe em nós a ideia de que fomos esperados? E já vamos dar ao Menino Jesus, o esperado.
Jaime MTodos temos isso dentro de nós. Se não tivermos, estamos bastante mal - a nossa saúde mental [está bastante mal]. O que às vezes vemos na clínica é, justamente, a falha disso. Pessoas que acham que não foram esperadas. O saudável é pensar que se foi esperado. Isso implica uma relação real e fantasmática com as pessoas de quem provimos, a mãe, o pai.
A ideia de que somos e fomos queridos é fundamental para a construção psicológica de uma pessoa, de uma criança. E é fundamental para o seu desenvolvimento harmónico, entre si e as pessoas com quem se ligou, entre si e aquelas com quem se vai ligar.
A falha - porque não se foi querido e desejado - acontece pelo desencontro de expectativas, de percepções do que foi a relação afectiva entre pais e filhos?
Jaime M: Aparece como uma falha: "Eu tenho um desejo de, e esse desejo não foi satisfeito." Ou uma perda de qualquer coisa que se teve e que agora não se tem. Ou uma falha original, que é mais grave.
..."

Sem comentários: