quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

António Damásio


Legendado em Português; Inglês e Espanhol (necessário ativar as legendas do lado direito).
  
Vídeo Publicado em 05/12/2013

António Damásio, neurocientista português, levou muito tempo para encontrar a maneira de abordar aquilo que motiva suas pesquisas: os grandes questionamentos humanos. Engenheiro, cineasta, escritor, filósofo ou neurocientista? Vendo diferentes caminhos como complementares, sua trajetória de vida e sua forma de pensar simbolizam a complexidade do cérebro humano, o órgão que o tornou um dos principais neurocientistas da atualidade.

São suas palavras:
"Não é aconselhável ser um grande físico ou químico, se não souber alguma coisa daquilo que são os seres humanos na sua cultura. Não faz sentido algum tentar compreender economia ou política ou os sentimentos morais, se não se tem ideia de como as pessoas que vieram antes de nós lidaram com esses mesmos problemas, porque eram exatamente os mesmos."

"Aquilo que mais me preocupa como cientista, e como neurocientista em particular, é perceber a forma como grande parte das nossas manifestações humanas estão ligadas ao viver, estão ligadas à vida em geral e à forma como elas têm se desenvolvido. E, neste momento, aquilo que me parece mais central é o processo de regulação da vida." 

Em entrevista exclusiva, uma parceria do Fronteiras do Pensamento com o Instituto CPFL Cultura. 

Sem comentários: