domingo, 28 de dezembro de 2014

Pensamento 64: A VITÓRIA


“Primeiro ignoram-te, depois riem-se de ti, depois atacam-te e no fim tu vences.” Mahatma Gandhi

É a minha homenagem a todos aqueles que de alguma forma se reconhecem no relato. Acredito que devemos ser muitos, os que ao longo deste ano mergulharam no mistério de superar a incompreensão, o mal trato, ou outra situação depurada de vida.
Mas não devo ficar por aqui. Devo ser capaz de escrever o que na verdade importa. Lembrar-me sobretudo que essa vitória começa com um desprendimento de um ajuste de contas, de uma vingança, e segue com a procura ainda que vaga, do sentido oculto das coisas e das nossas emoções, das mais tristes. Mas agora, os momentos já não são de desesperança, de sensação de falência pessoal. Adivinhamos confusos, que é preciso atravessarmos a tormenta, e entrarmos na vitória sobre nós mesmos. É um caminho paciente, hesitante, estranho, em que sempre que ultrapassarmos os nossos limites, lá está o sofrimento para nos lembrar que temos de nos respeitar e aceitar.
Com o tempo, já não nos angustia percebermos que não somos tão fortes como julgávamos ser, e abrirmos mão do que gostamos mas que nos faz mal, porque na descoberta de todos os dias, do que se consegue ou não se consegue, ser ou fazer, revela-se o que precisamos e que nos faz sentir bem.
Pela transformação da dor, já não somos seres errantes, adormecidos numa realidade fantasiada. Cria-se outra visão do mundo e a percepção que somos indivíduos por nós mesmos, completos, em união mais estreita com os valores positivos, conectados com o semelhante, e fortes o suficiente para conceber a existência dos piores horrores.
Sim, encontramo-nos perante uma vitória.

TENHA UM  FELIZ ANO NOVO

Sem comentários: