quarta-feira, 2 de março de 2016

TESE Ana Martins - Vinculação e Trabalho



Ana Martins (Doutoramento em Psicologia - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto) sob a orientação do Professor Doutor Joaquim Luis Coimbra

Neste episódio da RTPlay apresentamos a Doutora Ana Martins e o seu percurso. Podemos contar com testemunhos do Professor da FPCEUP, Joaquim Coimbra; da Psicóloga e Terapeuta Familiar, Inês Magalhães; entre outros.

Licenciou-se e doutorou-se em Psicologia pela Universidade do Porto. Realizou o primeiro estudo europeu sobre a entrada dos jovens no mercado de trabalho.

Na sua investigação explica que a transição do ensino superior para o mercado de trabalho implica bem mais do que a procura de um emprego. Trata-se do fim de uma era e o início de outra, o que subjaz um luto sobre o que foram estes jovens adultos e o que quererão ser. O que é ser adulto? Que papéis representam as relações com as pessoas mais próximas (pais, amigos, namorados) nos significados atribuídos a esta transição, à adultez emergente, ao trabalho e à incerteza? Num cenário em que nos deparamos com níveis historicamente altos de desemprego jovem, que caminhos percorrem os jovens adultos do ensino superior?


Assistir ao vídeo em RTPlay : A Minha Tese com Ana Martins e Joaquim Luis Coimbra

Sem comentários: