sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Abordagens multinível na educação: Uma prática integrada na aprendizagem e no comportamento



Psicóloga:Marisa Simões Carvalho e João Filipe Freire


O sucesso educativo é uma preocupação constante das escolas nos dias de hoje. Os profissionais da educação procuram encontrar soluções para responder às dificuldades de aprendizagem ou problemas de comportamento dos alunos e melhorar os respetivos resultados académicos e sociais. Ainda assim, o enfoque continua a ser maioritariamente remediativo, centrado no pretenso problema do aluno, e de implementação tardia. As abordagens multinível constituem-se como uma alternativa que considera a complexidade, multiplicidade e interconectividade entre as dimensões da aprendizagem e do comportamento, oferecendo um modelo integrado de ação nestes mesmos domínios. São abordagens que se definem como modelos educativos, que oferecem uma intervenção integrada na aprendizagem e no comportamento, suportando-se em processos de tomada de decisão baseados em resultados, através de uma estrutura organizada por níveis de apoio/suporte, que variam em tipo, intensidade e frequência, dependendo das necessidades dos alunos. Para que seja eficaz, exige que toda a comunidade educativa seja parte integrante de um sistema atento às necessidades dos alunos, atuando proativamente e em estreita colaboração.

Sem comentários: