sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

I-LINC - Nova plataforma de competências digitais


Quer trabalhar por conta própria? Vá a I-LINC, (http://www.i-linc.eu/) um sítio sobre competências digitais onde pode obter dicas práticas e entrar em contacto com uma comunidade pronta a ajudá-lo a dar os primeiros passos no mundo do trabalho por conta própria. Ou deixe-se inspirar pela EURES Finlândia, dedicado ao empreendedorismo, e pela rede nacional crescente de jovens empresários.
«A I-LINC procura aumentar a empregabilidade e o espírito empresarial dos jovens», afirma Laurentiu Bunescu, CEO da Telecentre Europe. Bunescu acredita que esta nova plataforma europeia de competências digitais oferece soluções promissoras para a elevada taxa de desemprego de jovens da UE, que é hoje, em média, de 18,8 % (Eurostat, julho de 2016).
A Telecentre Europe apoia vários projetos internacionais para ajudar as pessoas a encontrar emprego tornando-as mais perspicazes a nível digital. Trata-se de um dos quatro parceiros do projeto I-LINC, cuja nova plataforma foi lançada em setembro.

Nova plataforma de competências digitais
O que é exatamente a I-LINC? «É um lugar onde organizações e indivíduos podem colaborar e garantir que os jovens adquirem as competências digitais de que precisam para encontrar emprego e começar a trabalhar por conta própria», observa Laurentiu. Justifica a importância de adquirir estas competências com um inquérito de 2014, que demonstrou que 63 % dos jovens sentem que não estão preparados para a economia digital.
Na secção de Oportunidades de Aprendizagem da I-LINC pode inscrever-se em cursos sobre competências digitais e de empreendedorismo. A plataforma também tem uma base de dados de boas práticas com inúmeros exemplos de empreendedorismo jovem. Estas incluem o programa de intercâmbio transfronteiriço Erasmus para Jovens Empreendedores, o projeto EJE para empresas lideradas por estudantes e o programa educativo neerlandês Be Your Own Boss («Sê o teu próprio chefe»).
«A I-LINC uniu forças, recentemente, com a Drop’pin@EURES, uma vez que ambas as plataformas têm muito em comum, nomeadamente uma comunidade ativa em linha», acrescenta Laurentiu. Um dos objetivos da Drop’pin é ajudar os jovens a encontrar, partilhar e debater oportunidades para melhorar a sua empregabilidade, por exemplo com programas de aprendizagem, formação ou e-learning.
Fonte: Portal EURES


Sem comentários: