terça-feira, 24 de outubro de 2017

ESTAS SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS DE BULLYING NAS ESCOLAS



Com o Prof Licínio Lima

25 a 42 por cento dos alunos do Ensino Básico e Secundário já viram os colegas a serem vítimas de bullying, sobretudo por causa do aspeto físico, da orientação sexual e do rendimento escolar. São estas as principais conclusões de um estudo da Universidade do Minho. 
739 estudantes de quatro escolas dos distritos de Braga e Faro deram o seu testemunho para esta investigação, e disseram que a primeira causa de discriminação apontada pelos inquiridos é o “ser gordo”. Logo a seguir surgem a dimensão das mãos, dos pés, do nariz, das pernas e dos braços. Mas há mais: Ser tímido, nerd ou ter dificuldades em aprender, ser gay ou lésbica, não usar “roupa de marca” ou ter “sotaque” são outros dos motivos destacados, de acordo com a equipa do Centro de Investigação em Educação da UMinho.
Envolvidos no estudo estiveram 18 cientistas, que concluíram que é cada vez mais normal haver discriminação entre os alunos. Muitos dos inquiridos disseram coisas como “sim, mas é a brincar!”, e sugeriram que os agressores são dos alunos mais populares na escola porque “todos gostam de estar do lado do poder”.
O projeto chama-se Políticas, Governação e Administração na Educação: Democracia, Territórios e Desigualdades, é divulgado em pleno Dia Mundial da Prevenção de Bullying, e procurou conhecer as causas, as perceções e os efeitos da discriminação para que seja possível atacar o bullying mais eficazmente.

Sem comentários: