segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Kit Pedagógico Romano Atmo (Alma Cigana)


Romano Atmo, que na língua romanon significa «Alma Cigana», foi um projeto desenvolvido em alguns países europeus e também em Portugal com a duração de 9 meses. Visou a criação de materiais pedagógicos destinados a sensibilizar crianças e jovens, assim como as suas famílias (comunidade cigana em geral), para a necessidade de usufruir de uma escolaridade obrigatória e para a valorização e divulgação da cultura cigana como forma de preservar a identidade e promover uma melhor inclusão, através da compreensão das semelhanças e diferenças da cultura cigana e da cultura maioritária.
Por outro lado, o projeto teve como finalidade promover a informação e sensibilizar os docentes e restante comunidade educativa para a importância da promoção de um diálogo intercultural, através de um melhor conhecimento sobre aspetos da cultura cigana.
Deste projeto resultou um kit pedagógico composto por quatro pilares, acompanhado por um CD interativo:
1 – «Histórias do povo cigano» residente na Europa, que inclui contos tradicionais ciganos, contados por pessoas da comunidade cigana;
2 – Língua «romanon» (com vista a dar a conhecer a língua); 
3 – Dança cigana - valorização, orgulho e reconhecimento. Coreografia de uma "Rumba";
4 – Curiosidades sobre o vestuário, tradição e hábitos alimentares (pratos tradicionais), tarô cigano, comemorações do Dia Nacional do Cigano, entre outras curiosidades.

Sem comentários: