quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

GUIA: “Parentalidade na era digital – orientação parental para a proteção online de crianças contra a exploração sexual e o abuso sexual”



A exploração e o abuso sexual de crianças são problemáticas que têm uma prevalência muito significativa na nossa sociedade. São violações sérias dos direitos das crianças e têm implicações profundas na sua saúde física e psicológica, não só no momento do abuso, mas também ao longo da vida; este impacto negativo envolve a criança, a sua família e a comunidade. Por outro lado, as crianças vivem numa era digital, contexto onde os riscos nem sempre são identificados de uma forma clara. Revela-se fundamental ajudar os pais e cuidadores a garantir boas práticas de navegação segura num ambiente digital. Esta data pretende apelar aos Estados-Membros do Conselho da Europa que implementem medidas eficazes de combate à violência sexual contra as crianças.
Neste contexto, a OPP (Ordem dos Psicólogos Portugueses) disponibiliza a tradução do guia "Parentalidade na era digital – orientação parental para a proteção online de crianças contra a exploração sexual e o abuso sexual".
Pretende-se que esta seja uma ferramenta útil para pais e cuidadores ajudarem as crianças a navegar de uma forma mais segura.
Fonte: Ordem dos Psicólogos Portugueses
ACEDER ao GUIA, em: http://www.ordemdospsicologos.pt/

Sem comentários: