26/11/2025.
Foto M. Q. E.
Retirada de: https://www.facebook.com/MadeiraQuaseEsquecida
Imagem: Calçada madeirense com pedra do mar, que adoro
OBRIGADA POR PASSAR POR AQUI
Retirada de: https://www.facebook.com/MadeiraQuaseEsquecida
Imagem: Calçada madeirense com pedra do mar, que adoro
OBRIGADA POR PASSAR POR AQUI
Quão desigual é o país? A pobreza e as desigualdades estão a diminuir ou a agravar-se? Qual o impacto das políticas públicas na redução da pobreza e das desigualdades? Como se compara Portugal com os restantes países da União Europeia? As respostas no projeto Portugal Desigual, que resulta da análise atualizada de dados da pobreza e das desigualdades nacionais.
- Resolução do Conselho de Ministros n.º 216/2025, de 30 de dezembro, Diário da República n.º 250/2025, Série I de 2025-12-30
Aprova o Pacto das Competências Digitais, conforme previsto no Plano do XXV Governo Constitucional. https://diariodarepublica.pt
Diário da República n.º 249/2025, Série I de 2025-12-29
Determina a idade normal de acesso à pensão de velhice em 2027.
é 66 anos e 11 meses.
Diário da República n.º 249/2025, Série I de 2025-12-29
Altera o Estatuto do Cuidador Informal, aprovado pela Lei n.º 110/2019, de 9 de setembro, e o Decreto Regulamentar n.º 5/2024, de 6 de novembro.
O subsídio de apoio ao cuidador informal vai deixar de ser considerado como um rendimento para efeitos de acesso a outras prestações sociais, a partir do próximo ano. Esta mudança permite, na prática, impedir possíveis cortes em apoios como o abono de família.
O World Universities With Real Impact. Avalia as escolas que estão a ter mais impacto no mundo
Este estudo procurou conhecer o que a sociedade portuguesa pensa sobre a deficiência.
Promovido pelo Mecanismo Nacional de Monitorização da Implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, e realizado pelo Observatório da Deficiência e Direitos Humanos, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ODDH), este estudo procurou conhecer o que a sociedade portuguesa pensa sobre a deficiência.
Para o efeito foi realizado um questionário por telefone a uma amostra representativa da população portuguesa com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos
Em vésperas da época de festas, a Ordem dos Psicólogos Portugueses relembra que a solidão é considerada um dos grandes desafios da nossa sociedade e um problema global de Saúde Pública. Através do documento "Vamos falar sobre Solidão" é possível obter mais informações sobre "Solidão" e "Solitude", as razões porque sentimos solidão, a importância de falar sobre solição e o que fazer para lidar com a solidão.
Candidaturas até 15 de janeiro de 2026 |
Destinatários : Escolas do ensino básico e secundário, lançado pelo Tribunal de Contas em parceria com a Ciência Viva. Objetivo do Concurso: O concurso visa aproximar os estudantes da missão do Tribunal de Contas, promovendo a compreensão sobre a importância de uma gestão eficiente, sustentável e transparente dos recursos públicos. O tema desta edição - Dinheiro Público: De onde vem e para onde vai? - inspira-se na missão do Tribunal de Contas e convida os estudantes a descobrirem, de forma criativa e participativa, de onde vem esse dinheiro, como é gasto e por que é importante cuidar dele com responsabilidade e transparência. Produto Final: O produto final do concurso será um cartaz, para as candidaturas do 1.º ciclo do ensino básico, um vídeo, para os 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, e um texto argumentativo e debate, para o ensino secundário |
Livre e "apanhado" de férias?
| |
A primeira fase do Concurso Especial de Acesso e Ingresso para Estudantes Internacionais para Licenciatura e Mestrado |
Diário da República n.º 243/2025, Suplemento, Série II de 2025-12-18 - Tolerância de Ponto nos dias 24,26 e 31 de dezembro
Fundação Francisco Manuel dos Santos - podcast (IN)pertinente
A medicação é a única abordagem eficaz para as neurodivergências?
No último episódio da dupla, a psiquiatra Rute Cajão e o Rui Maria Pêgo exploram terapias, tratamentos e comportamentos que, em conjunto, podem fazer a diferença na qualidade de vida dos pacientes.
Com uma visão integrada, a especialista desmistifica a ideia de que «a medicação é a única solução» e sublinha a importância da psicoterapia e de terapias complementares para controlar a ansiedade causada pela PHDA.
A Linha Internet Segura e os seus parceiros criaram materiais destinados a amplificar a familiaridade com as temáticas da segurança na utilização da Internet e das tecnologias da informação e da comunicação.
Estes recursos foram criados para apoiar a aprendizagem pessoal e para sensibilizar outras pessoas sobre a importância de práticas seguras online.
Fonte: CNPDPCJ (Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens)
Podcast Renascença Reportagem
Leonor cresceu a preparar comprimidos, a ajudar a mãe a levantar-se e a dar-lhe banho quando já não tinha forças.
Iara passou a cuidar da casa e a fazer massagens à mãe para aliviar as dores da fibromialgia.
Sílvia dividia os dias entre a escola, os treinos e a avó com cancro.
Hoje são jovens adultas, mas o Estado continua sem saber quantos menores são cuidadores — uma “inversão de papéis” que deixa marcas profundas, alertam psicólogas.
UNIVERSIDADE LUSÍADA - O Care4_YC.PT constitui a primeira iniciativa nacional dedicada a conhecer em profundidade a realidade das pessoas jovens cuidadoras e, através de uma metodologia mista. Saber mais: https://apesp.pt/universidade-lusiada
Resolução do Conselho do Governo Regional n.º 1035/2025, de 9 de dezembro - Concede tolerância de ponto nos dias 23 (tarde), 24, 31 de dezembro de 2025, e dia 2 de janeiro de 2026, nos Serviços que não sejam absolutamente necessários para garantir o funcionamento dos serviços imprescindíveis.
ORDEM DOS PSICÓLOGOS PORTUGUESES (OPP)
0:03:00 - Relação terapêutica em caso de apoio psicológico a crianças e jovens vítimas de violência doméstica. 0:07:27 - O que fazer em caso de denúncias de maus-tratos ou abusos durante a relação terapêutica em contexto escolar? 0:11:32 - Segurança do Psicólogo em caso de apoio psicológico a crianças e jovens vítimas de violência doméstica. 0:12:48 - Partilha de informação em situações legais. 0:13:46 - No âmbito das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) como aplicar e diferenciar o papel do psicólogo. 0:18:02 - Linhas de orientação para a prática profissional. 0:18:42 - O papel do psicólogo no acolhimento residencial e alterações legislativas.
Afinal, o que representa hoje o trabalho para as novas gerações?
A conciliação entre trabalho, família e lazer está acima do salário e das regalias associadas ao contrato de trabalho?
Como se organiza o trabalho nas empresas? Ainda há espaço para conceitos como ‘cultura de empresa’ ou ‘amor à camisola’?
AULA ABERTA - O PODER DAS EXPETATIVAS
Portaria n.º 801/2025 Portaria que estabelece as taxas e os respetivos montantes a cobrar pelo Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM, SECRETARIAS REGIONAIS DE TURISMO, AMBIENTE E CULTURA E DAS FINANÇAS; Joram, Iª Série de 10 de dezembro
Portal para as reservas e pagamento das Taxas: https://simplifica.madeira.gov.pt/
"A Vida Passa a Comer", um podcast com apoio do Continente, trata disso mesmo: da gestação à idade adulta, passando pela adolescência e pela terceira idade, traçamos em oito episódios um roteiro alimentar saudável.
Com a ajuda de especialistas das várias áreas que a nutrição cruza, servem-se dicas e conselhos para que, passando a correr, a vida seja sempre um prazer.
Os programas de férias de Natal destinam-se a crianças entre os 6 e os 12 anos de idade. São muito diversas as atividades que preparámos, cujos temas abordados focam-se nas Ciências, Artes, Ambiente, Botânica, Biologia, Geologia, Química, Astronomia, estruturadas em ações reflexivas, lúdicas e criativas.
As atividades, construídas numa base diária ou semanal, utilizam jogos, observação e investigação. Todas as ações serão orientadas por monitores.
Oficinas Diárias: 17 a 23 de dezembro
Local: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), Rua do Campo Alegre, 695
A transcrição apresenta uma conferência de Ana Paula Ferreira sobre a importância de capacitar os alunos através da escrita no contexto educacional moderno.
Diário da República n.º 236/2025, Suplemento, Série II de 2025-12-09
Aprova o calendário, para o ano letivo de 2025-2026, das provas de Monitorização da Aprendizagem, das provas finais do ensino básico, das provas de equivalência à frequência do ensino básico, dos exames finais nacionais do ensino secundário e das provas de equivalência à frequência do ensino secundário
É aprovado o calendário de para o ano letivo de 2025-2026:
a) Das provas de Monitorização da Aprendizagem (ModA);
b) Das provas finais do ensino básico;
c) Das provas de equivalência à frequência do ensino básico;
d) Dos exames finais nacionais do ensino secundário;
e) Das provas de equivalência à frequência do ensino secundário
.