quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Observatório Nacional da Luta Contra a Pobreza



O Observatório Nacional tem como missão observar em permanência o fenómeno da pobreza e de exclusão social na sociedade portuguesa, atendendo não só às suas diversas manifestações e efeitos nas diferentes esferas da vida social, mas também aos processos de reprodução que lhe subjazem, sem deixar de examinar criticamente as estratégias de luta pela sua erradicação e respetivos impactos.

Viver com PHDA

 



Perturbação de hiperatividade e défice de atenção 

Podcast (IN)pertinente - Fundação Francisco Manuel dos Santos

A psiquiatra Rute Cajão e o comunicador Rui Maria Pêgo definem as fronteiras desta neurodivergência, exploram estratégias para lidar com a patologia, na idade adulta, e falam sobre a importância do acompanhamento médico para amenizar o impacto da PHDA na vida familiar, laboral e social.

2025 Global Ranking of Academic Subjects

 



O Ranking de Xangai introduziu pela primeira vez o ranking mundial de universidades por áreas acadêmicas

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Framework da ANPRI “Inteligência Artificial na Escola Portuguesa: Guia para uma Integração Ética, Equitativa e Pedagógica”

 



https://drive.google.com/

https://www.anpri.pt/

Destinatários: professores e escolas na utilização segura, crítica e pedagógica da IA.

Edição: ANPRI Associação Nacional de Professores de Informática

Ano: 2 dez 2025

O guia reúne orientações éticas, ações estratégicas e recomendações para integrar IA na aprendizagem de forma responsável.

Com esta iniciativa, reforçamos a necessidade de preparar as escolas portuguesas para um futuro, no qual a Inteligência Artificial será cada vez mais presente, para garantir que alunos e professores utilizam estas ferramentas de forma crítica, segura e criativa

Publicação: "Diversidade e Inclusão nos Locais de Trabalho"

 



Na data em que se assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, divulgamos o policy brief, elaborado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, sobre o tema "Diversidade e Inclusão nos Locais de Trabalho".

Nos Locais de Trabalho Inclusivos todas as pessoas - quer vivam com deficiência, sejam neurodivergentes ou pertençam a minorias socioculturais - têm acesso a oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, de progressão na carreira e, de modo geral, sentem-se realizadas e integradas na organização onde trabalham.

Competências essenciais em matéria de IA: QUAIS SÃO, ONDE E COMO AS DESENVOLVER

 

Competências de IA para o futuro: Um guia para a melhoria de competências na era digital

Num mercado de trabalho em rápida mudança, a IA está a transformar a forma como trabalhamos. Para se manterem competitivos, os candidatos a emprego necessitam de competências essenciais em matéria de IA. 

Aqui, oferecemos informações e recursos para melhorar as suas competências em matéria de IA e aumentar a sua empregabilidade na era digital.https://eures.europa.eu/

terça-feira, 2 de dezembro de 2025

podcast “O Futuro do Futuro” - Francisco fundou uma startup para tornar as salas de aula mais "eficazes e inclusivas"

 


Semanário Expresso

Chegada de novos alunos tem mantido e recuperado “escolas que estavam a fechar”. “Estamos com uma saúde demográfica diferente", realça Francisco Pires de Miranda em entrevista ao podcast “O Futuro do Futuro”.

Ouça aqui o episódio na íntegra:https://expresso.pt/podcasts/o-futuro-do-futuro/2025


A Class of Wonders, startup portuguesa liderada por Francisco Pires de Miranda, ambiciona uma realidade em que as salas de aula sejam “lugares onde todas as crianças aprendam de forma significativa e evoluam de acordo com o seu ritmo individual”. Conta como o fazem neste episódio de "O Futuro do Futuro".


segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

DigComp 3.0 – Nova edição do Quadro Europeu de Competências Digitais para Cidadãos

 




DigComp 3.0 – Nova edição do Quadro Europeu de Competências Digitais para Cidadãos

COSGROVE, J. and CACHIA, R., DigComp 3.0: European Digital Competence Framework - Fifth Edition, Publications Office of the European Union, Luxembourg, 2025, https://data.europa.eu/doi/10.2760/0001149, JRC144121.

A Comissão Europeia publicou o DigComp 3.0, a quinta edição do principal referencial europeu para as competências digitais dos cidadãos, e organiza um webinar de apresentação no dia 12 de dezembro, entre as 10h00 e as 11h00 (CET).
O novo DigComp atualiza os conhecimentos, competências e atitudes essenciais para uma participação digital segura, crítica e eficaz — na vida quotidiana, na sociedade, no trabalho e na aprendizagem. A edição 3.0 apresenta uma visão mais aprofundada das competências digitais e integra, de forma transversal, a Inteligência Artificial em todo o quadro.
Este referencial apoia políticas e iniciativas da União Europeia no domínio das competências digitais, contribuindo para responder aos desafios sociais, económicos e educativos da transformação digital.
Mais informações e inscrições no webinar:
Publicação oficial do DigComp 3.0:

Fonte: erte.dge