sexta-feira, 25 de junho de 2010

Curriculum ProVitae



Numa candidatura a um emprego, o Curriculum Vitae tradicional e o Modelo Europeu de Curriculum Vitae, são dois documentos cujo primeiro objectivo, é chamar a atenção do futuro empregador.
A Revista “Dirigir” do Instituto de Emprego e Formação Profissional, publicou na sua última edição, nº 104 de Out/Nov/Dez de 2008, na Separata intitulada ”O profissional Camaleão”, um artigo de Ana Teresa Pennin que apresenta uma proposta de elaboração de uma outra ferramenta - Curriculum ProVitae - que pela sua natureza, cumpre melhor os objectivos do Curriculum Vitae e do Modelo Europeu.
Ana Teresa Pennin é Administradora Delegada do Instituto de Negociação e Vendas, Coach Executiva, com uma larga experiência em entrevistas de emprego.
O que é o Curriculum ProVitae.
Em comparação com o Curriculum Vitae tradicional, no Curriculum ProVitae, o seu autor tem possibilidades de, entre outras:

- Referir que foi responsável por este ou aquele projecto e/ou por determinadas actividades escolares, profissionais e de tempos livres;
- Evidenciar interesse pela empresa a que se candidata, com comentários, por exemplo: “Tal como me foi possível apreciar através do v/website e de informação recolhida junto de profissionais do sector….”

Sugestões
- Devemos elaborar cada Curriculum ProVitae de acordo com cada empresa, em particular.
- Neste documento, devemos evidenciar com clareza, aquilo que sabemos fazer bem. É importante também demonstrar que estamos actualizados e possuímos informação o mais completa possível sobre as empresas às quais nos candidatamos.
- Mostrarmos que somos rigorosos em tudo o que fazemos, rigorosos a analisar, escrever e a falar e a “adoptar a regra dos 3 E - entusiastas, empenhados e estimulantes” (Ana Teresa Pennin).

Sem comentários: