terça-feira, 15 de junho de 2010

João Matias 10º2

EDUCAR NÃO É FACILITAR
Educar” é uma palavra que vem do latim e significa “ fazer adquirir conhecimentos; ensinar boas maneiras; ensinar a adoptar um comportamento tido como socialmente correcto…”. Esta tarefa pertence aos pais, em primeiro lugar e também aos professores. Mas é uma tarefa difícil. E isto porque educar não é, nem deixa de ser, facilitar. Educar é conduzir, é orientar os filhos para que depois saibam caminhar sozinhos. Porém, os pais, por serem os melhores amigos e protectores dos filhos, tentam dar-lhes tudo o que estes pedem e facilitar-lhes a vida em todas as situações para que não tenham dificuldades.
O problema é que se esquecem que, ao dar tudo, estão a dificultar a vida dos filhos, que um dia terão de viver sozinhos. Aos pais cabe a importante tarefa de ensinar os filhos a serem independentes, a fazerem as suas experiências, a sentirem o gosto das lágrimas e a decepção das derrotas, mas também o doce sabor das vitórias.
Educar é acompanhar, é também facilitar, com meios não exagerados, ao alcance dos pais, que possam servir para preparar os filhos para o futuro conseguirem ultrapassar os momentos menos felizes.
Saber dizer”não” é, pois, fundamental. Ensinar-lhes que as coisas adquiridas com esforço são sempre mais desejadas e que, mais importante do que cair, é levantar-se, e, recomeçar de novo é, sem dúvida, a melhor forma de educar e, acima de tudo, um acto de AMOR.

João Matias 
Ano Lectivo 2009/2010
Turma 10º2
Disciplina: Português
Professor: Luís Camacho

Sem comentários: