sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Adaptação ao ensino superior

Contributo para uma boa adaptação
O ingresso no ensino superior é motivo de orgulho, para o aluno, sua família e também para os seus professores.
Sendo reconfortante o sentimento de objectivo alcançado, no entanto, esta transição representa uma alteração nas rotinas diárias, bem como uma adaptação a novos ambientes, em particular para aqueles alunos que ingressam em Universidades do continente.
São escassas as investigações acerca da adaptação universitária dos estudantes portugueses, a nível do bem-estar psicológico, e de outros factores que promovem o sucesso escolar.

Os trabalhos de Saúl Neves de Jesus e Alda C. Martins, sobre o sucesso escolar dos estudantes do ensino superior, revelam que este, está dependente dos seguintes factores:

- Factores individuais (autonomia, auto-confiança, motivação e personalidade);

- Factores académicos (métodos de estudo, conhecimentos prévios, percepção da qualidade do ensino);

- Factores psicossociais (relação com a família, amigos, colegas e integração no grupo de pares).

Relativamente aos aspectos académicos (o método de trabalho que é imposto), mesmo os bons alunos no secundário, poderão ter que reequacionar as suas estruturas habituais de estudo, visto que, a nível do ensino superior, é suposto que os alunos sejam autónomos.

É também desejável que, perante resultados académicos menos positivos, saibam lidar com o insucesso.
Outro aspecto importante que interfere com o sucesso escolar, é também a gestão do tempo que é dispensado entre as actividades escolares e, por exemplo, o divertimento.

M. Fernanda Ferraz e Anabela Sousa Pereira – Universidade de Aveiro, afirmam que, a nível dos aspectos da personalidade, “os estudantes mais extrovertidos facilmente se envolvem nas relações com os outros e investem mais nesse grupo, criando um vasto círculo de relacionamentos e de suporte emocional, que os impedem de sentir saudade de casa.

RECURSOS para a adaptação
http://www.transitionyear.org/
;http://jedfoundation.org/students/programs/transition-year

Sem comentários: