segunda-feira, 20 de setembro de 2010

João Matias 10º 2

DISCRIMINAÇÃO

    A discriminação é uma forma de intolerância e de parcialidade, pois significa tratar de forma desigual e injusta uma pessoa ou um grupo de pessoas.
    Discriminar é separar, distinguir, mas só é censurável quando essa acção não possui qualquer justificação válida e por todos aceite.
    É sabido que o mundo das pessoas se compõe de inúmeras diferenças. E a sociedade moderna ainda nos mostra diversas formas de discriminação, como sejam o racismo, o machismo e a xenofobia. Nestas situações, discriminam-se as pessoas pelo simples facto de pertencerem a outra raça, a outro género ou sexo, a uma nação estrangeira. Mas existem outros exemplos de discriminação como a social, na qual se excluem as pessoas de outra condição social ou aquelas que são consideradas menos dotadas. Também é muito comum a discriminação em função da religião e das características físicas e individuais.
    Eu acho natural identificar as diferenças existentes entre as pessoas, mas é reprovável a separação, a exclusão e o tratamento desigual que algumas pessoas fazem em função dessas diferenças naturais.
Ser uma pessoa de cor negra, de etnia cigana, mendigo ou homossexual, não significa algo a separar, excluir ou a tratar de modo diferente de todas as outras pessoas que conhecemos.
    Discriminar é, por isso uma atitude fria e censurável, pois julga as pessoas pelo seu aspecto ou por outra característica objectiva e não pelo essencial que é o carácter.
    Acabem, pois, com a discriminação.


JOÃO MATIAS
Ano Lectivo: 2009/10
Ano/Turma: 10º2
Disciplina: Português
Professor: Luis Camacho

Sem comentários: