segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Porque as raparigas parecem mais crescidas?


Entre os rapazes e raparigas da mesma idade, parecem existir desencontros. Um deles, refere-se ao crescimento – as raparigas parecem ser mais crescidas. Possivelmente por isto, namoram com rapazes mais velhos. Aqui fica um contributo para a compreensão deste fenómeno:

“…os rapazes se desenvolvem vagarosamente – as glândulas supra-renais e as gónadas começam mais tarde e, mesmo então, o corpo masculino desenvolve-se a um ritmo relativamente lento. Lembro-me de que, quando era adolescente, as raparigas da minha idade me pareciam muito mais crescidas, e de me parecer que o meu crescimento era tão vagaroso que eu levaria anos a apanhá-las. Afinal, não era apenas angústia adolescente, mas sim um fenómeno bem real – as mudanças da adolescência ocorrem dois anos depois nos rapazes. Todavia, em contraste com esta lentidão dos rapazes há uma importante excepção: a fertilidade".

"Tal como os rapazes têm de produzir esperma, as raparigas têm de produzir óvulos. Contudo, órgãos reprodutores femininos também têm de desempenhar um papel adicional, o de produzirem hormonas para apoiar uma gravidez."
David Bainbridge, Teenagers, Editora Guerra e Paz

As raparigas são maduras mais cedo, mas levam mais tempo a alcançar a fertilidade.

Sem comentários: