sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Ser esperto para umas coisas e não para outras



Para os pais e outros educadores que se questionam como pode determinado adolescente, ser “esperto para umas coisas e não para outras”, e para os adolescentes que "acham que já sabem tudo", aqui fica uma possível explicação do desenvolvimento das competências nesta fase da vida:

Os adolescentes não desenvolvem todas as competências numa ascensão sincronizada até à idade adulta. Antes pelo contrário, as diferentes capacidades cognitivas desenvolvem-se a ritmos diversos. A capacidade de ignorar informações irrelevantes, de processar dados importantes, atinge níveis de adultos logo nos primeiros anos da adolescência; mas só aos dezanove anos é que desenvolvemos completamente a nossa capacidade de abarcar muitos conceitos a colidirem e interagirem no nosso cérebro, em simultâneo. Além disso, a velocidade a que podemos interpretar as emoções expressas no rosto humano é mais baixa no principio da adolescência do que em crianças e adultos – talvez devido à tremenda exuberância das sinapses cerebrais da altura".

“… os adolescentes ganham fluência nasoperações formais” de entidades físicas antes de poderem fazer o mesmo à analise das relações sociais, levantando assim a possibilidade fascinante de que os cientistas possam alcançar a maturidade intelectual mais cedo do que os artistas.”
David Bainbridge, Teenagers, Guerra e Paz


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