quarta-feira, 13 de março de 2013

A eficácia das técnicas de estudo




Cada um de nós tem o seu próprio estilo de aprendizagem. Uma determinada maneira de estudar pode ser útil para uma pessoa , mas menos eficaz para outra.
O artigo publicado na  Psicologia Psychological Science in the Public Interest,  com base de no Trabalho de Dunlosky, J., Rawson, K., Marsh, E., Nathan, M ., & amp; Willingham, aborda este assunto.
- ACEDER em   plataforma  Bigthink.  ou:
http://bigthink.com/neurobonkers/assessing-the-evidence-for-the-one-thing-you-never-get-taught-in-school-how-to-learn (Tem acesso ao artigo na íntegra)

- ACEDER a outros artigos, sob o mesmo tema, em:
http://www.vox.com/2014/6/24/5824192/study-smarter-learn-better-8-tips-from-memory-researchers

https://ww2.kqed.org/mindshift/


TÉCNICAS de ESTUDO(Breve Síntese):

Interrogatório de Elaboração (Moderada eficácia)
Significa colocar a si próprio questões sobre a matéria e dar como respostas. É uma técnica eficaz para os casos em que já se possui um certo conhecimento sobre os assuntos..
Trata-se de, depois de ler alguns parágrafos do texto, criar uma pergunta : "Por Que x = y".

Auto-explicação (Moderada eficacia)
É uma técnica útil para a a aprendizagem de assuntos abstratos. Explica~se como se resolvem os problemas e dá-se explicações para as escolhas feitas.

Fazer sumários (baixa eficácia)
Trata-se de tentar sintetizar em pequenos textos.

Destacar e sublinhar (baixa eficácia)
Destacar uma ideia ou conceito. É muito popular. aconselha-se que seja utilizada com outras técnicas.

A palavra-chave mnemónica (eficácia baixa)
Trata-se de memorizar Informação com recurso a palavras com um significado semelhante

CRIAR Imagens (eficácia baixa)
Trata-se de criar imagens visuais  enquanto se lê os textos, Parece que tem pouca eficácia, quanto mais bocados de texto estão envolvidos..

Reler (baixa eficácia)
A releitura é menos eficaz que as outras técnicas 
A releitura concentrada - Volta a ler, com com atenção, após uma primeira leitura foi considerada mais éficaz.

Praticar exercícios (Alta eficácia)

Prática DISTRIBUIDA (eficácia alta)
Alguma vez se questionou se seria melhor estudar a matéria em grande quantidade, ou dividi-la distribuindo-a em pedaços ? 

Prática intercalada (eficácia moderada)
Alguma vez se perguntou se voçê é melhor a estudar em blocos e intervalar com outra matéria diferente, por exemplo, problemas? 









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