quinta-feira, 4 de abril de 2013

Variáveis psicológicas do insucesso escolar









Em relação ao aluno, os fatores, comportamentais e interpessoais com forte impacto no sucesso escolar e com as respetivas manifestações são:

Autoconceito escolar
O aluno com insucesso considera que tem menos competência escolar que os seus pares. Expressa percepção que é menos inteligente, possui menos capacidades face aos outros.
Autoeficácia escolar
Os alunos com insucesso acreditam que, mesmo que se esforcem não conseguem ser tão   capazes de realizar convenientemente uma tarefa, o que leva à diminuição do investimento escolar.
Autorregulação comportamental
Os alunos que manifestam fracasso escolar possuem frequentemente dificuldade em se manter quietos e atentos em contexto de sala de aula, percepcionando ainda dificuldade em controlar o seu próprio comportamento.
Valor da Tarefa
Para os alunos com fracasso escolar, esta dimensão expressa - se frequentemente através da desvalorização da importância da escola, não considerando a sua utilidade ou valor seja ele mais instrumental (ex: obter um emprego) ou então ter uma base de motivação mais intrínseca (por exemplo, "a escola ajuda - me a compreender o mundo em que vivemos ")
Ansiedade de Desempenho
Os alunos de insucesso manifestam habitualmente níveis elevados de ansiedade perante situações de avaliação, uma vez que estas tarefas conduzem frequentemente ao fracasso. Esta dimensão pode manifestar-se tanto a nível cognitivo e vegetativo (pensamentos de que não é tão competente para a realização de determinada tarefa) como através de somatizações (por exemplo, dores de barriga, dores de cabeça, ou ficar maldisposto).
Ausência de Rotinas de Estudo
Os alunos com insucesso não costumam estudar ou fazer os trabalhos de casa, por iniciativa própria, fazendo-os apenas obrigados.
Atribuições de Sucesso e insucesso
Nos alunos com insucesso escolar frequentemente atribuem os maus resultados à figura do professor (por exemplo, "tive más notas porque o professor embirra comigo") ou devido à sorte / azar (por exemplo, "tive boa nota naquele teste porque calhou").
Relações interpessoais e Integração Social
Os alunos que manifestam fracasso frequentemente sentem uma experiência de rejeição por parte dos pares (como crítica, desinteresse, evitamento, uo o assédio moral ).


Rita Ramos Miguel, Daniel Rijo, Luiza Nobre Lima, Fatores de Risco Para O Insucesso Escolar: A Relevância das Variáveis ​​Psicológicas e Comportamentais do Aluno Revista Portuguesa de Pedagogia nº 46-1, 2013, 127-143 (Aqui)  OU  AQUI

Sem comentários: