sábado, 28 de junho de 2014

Pensamento 48 - O CARÁTER


"Character is how you treat those who can do nothing for you"


Verdade! Robert Sutton* afirma o mesmo:
“A diferença entre a forma como uma pessoa trata os que não têm poder e a forma como trata os poderosos é a melhor medida do caráter humano que conheço. “

*Professor, Management Science and Engineerin; Professor (By courtesy), Organizational Behavior; Universidade de Standford.

Tratar melhor as pessoas poderosas, poderá significar dar, à espera de receber o retorno. É uma forma de utilizá-las para o seu benefício pessoal, uma dependência do outro para adquirir o valor que se considera não possuir em qualidade suficiente. Neste caso, predominam as necessidades do próprio. É uma fraqueza de caráter.
Quem se comporta bem com as pessoas pouco importantes (socialmente, profissionalmente pouco importantes...), concentra-se no que há de comum em todo o ser humano e trata os outros como gostaria de ser tratado. Desta maneira, ao observá-los e ao localizar parcelas comuns, significa que se é capaz de se identificar com eles, e que seguramente, se possui empatia e compaixão, o seu processo de crescimento pessoal, o seu caráter,  está a formar-se positivamente e  é a fonte de tudo de bom que pode haver no ser humano.

BOM FIM de SEMANA

Sem comentários: