Este webinar pretende
contribuir para a discussão do papel e das funções do psicólogo em contexto
escolar. Os resultados de um inquérito junto de uma amostra de 477 psicólogos
escolares, provenientes do sector público e privado de educação, servirão de mote
para esta discussão. Serão apresentados dados relativamente aos perfis de
práticas profissionais encontradas no terreno e explanado como estes perfis são
nomeadamente marcados por variáveis contextuais (e.g., rácio psicólogo-alunos,
rácio psicólogo-escolas e natureza das solicitações da comunidade escolar).
Subjacente a esta comunicação estará a perspetiva de que a prática psicológica
em contexto escolar deverá englobar um continuum de serviços que vão desde a
prevenção à remediação, passando tanto pela prestação de serviços diretos e
indiretos. Será nesta linha, e na linha dos resultados encontrados, que se
procurará perspetivar a atuação, os desafios e oportunidades que se colocam aos
psicólogos nas escolas.
Sofia Mendes - Mestre em
Psicologia do Desenvolvimento e da Educação da Criança pela Faculdade de
Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Atualmente é
bolseira FCT, estando a frequentar o Programa Doutoral em Psicologia, na
FPCE-UP. Exerceu funções como psicóloga em contexto escolar, entre 2006-2011,
área sobre a qual incidem os seus interesses de investigação. Tem participado
como oradora em diversos eventos nacionais e internacionais, discutindo a
prática psicológica em meio escolar, tendo por referência o contexto português.
O seu trabalho encontra-se a ser publicado em revistas nacionais e
internacionais. O seu artigo mais recentemente publicado, intitulado “School
psychology in Portugal: Practitioners’ characteristics and practice”
Sem comentários:
Enviar um comentário