sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Sofia Mendes - O psicólogo em contexto escolar: Atuações/desafios

Este webinar pretende contribuir para a discussão do papel e das funções do psicólogo em contexto escolar. Os resultados de um inquérito junto de uma amostra de 477 psicólogos escolares, provenientes do sector público e privado de educação, servirão de mote para esta discussão. Serão apresentados dados relativamente aos perfis de práticas profissionais encontradas no terreno e explanado como estes perfis são nomeadamente marcados por variáveis contextuais (e.g., rácio psicólogo-alunos, rácio psicólogo-escolas e natureza das solicitações da comunidade escolar). Subjacente a esta comunicação estará a perspetiva de que a prática psicológica em contexto escolar deverá englobar um continuum de serviços que vão desde a prevenção à remediação, passando tanto pela prestação de serviços diretos e indiretos. Será nesta linha, e na linha dos resultados encontrados, que se procurará perspetivar a atuação, os desafios e oportunidades que se colocam aos psicólogos nas escolas.


Sofia Mendes - Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação da Criança pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Atualmente é bolseira FCT, estando a frequentar o Programa Doutoral em Psicologia, na FPCE-UP. Exerceu funções como psicóloga em contexto escolar, entre 2006-2011, área sobre a qual incidem os seus interesses de investigação. Tem participado como oradora em diversos eventos nacionais e internacionais, discutindo a prática psicológica em meio escolar, tendo por referência o contexto português. O seu trabalho encontra-se a ser publicado em revistas nacionais e internacionais. O seu artigo mais recentemente publicado, intitulado “School psychology in Portugal: Practitioners’ characteristics and practice”


Sem comentários: