quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Os media e a crise dos refu­gia­dos - 29 pro­postas de activi­dades




Ofer­e­cer pis­tas e fer­ra­men­tas para um posi­ciona­mento crítico e esclare­cido sobre a crise dos refu­gia­dos é o objec­tivo de Os media e a crise dos refu­gia­dos. Agenda de Activi­dades, que o Sem­i­nário Per­ma­nente de Edu­cação para os Media, do Cen­tro de Estu­dos de Comu­ni­cação e Sociedade da Uni­ver­si­dade do Minho, apre­sen­tará nos próx­i­mos dias. Manuel Pinto, Sara Pereira e Maria José Brites, coor­de­nadores da pub­li­cação, expli­cam na intro­dução que a Agenda reúne 29 pro­postas de activi­dades, na sua maio­ria ded­i­cadas a cri­anças e jovens.

“Abrindo com um con­junto de pro­postas que pre­ten­dem reflec­tir e anal­isar o con­ceito, a situ­ação e as rotas dos refu­gia­dos, as activi­dades seguintes apre­sen­tam difer­entes ângu­los de abor­dagem desta prob­lemática, recor­rendo aos media ora como objecto de explo­ração e análise, ora como recurso de aprendizagem”, dizem os coor­de­nadores. As sug­estões de tra­balho esco­lar pre­ten­dem “inspi­rar todos aque­les que pre­tendam com­preen­der mel­hor, ou ensi­nar a com­preen­der mel­hor, as cir­cun­stân­cias, causas e car­ac­terís­ti­cas da movi­men­tação de cen­te­nas de mil­har de pes­soas ori­un­das da Síria, e em geral do Médio Ori­ente, assim como de África”.
Manuel Pinto, Sara Pereira e Maria José Brites expli­cam que, com a Os media e a crise dos refu­gia­dos, se pre­tende ainda edu­car para os media, pro­movendo a análise do modo como eles têm tratado o prob­lema: “os aspec­tos que mais salien­tam, as ima­gens que pub­li­cam, os sons que propagam, os prob­le­mas que (não) expli­cam, as histórias que (não) apre­sen­tam, bem como as zonas de silên­cio e de neb­u­losi­dade que nos podem impedir de ver e de ler mel­hor o mundo em que vivemos.
Fonte: Blogues Publico

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