Sucesso acadêmico na educação superior: Contributos da Psicologia Escolar
CYNTHIA BISINOTO, & CLAISY MARINHO-ARAÚJO
Revista Eletrônica de Psicologia Educação e Saúde
Ano 4, volume 1,2014, pp28-46
http://revistaepsi.com/
Resumo
À Educação Superior têm
sido atribuídas expectativas crescentes quanto ao desenvolvimento social,
econômico e cultural das nações, sendo-lhe destinada a responsabilidade por
possibilitar uma formação profissional de qualidade pautada em forte
compromisso ético e social. Nessa perspetiva, os serviços de apoio psicológico
existentes nas Instituições de Educação Superior têm buscado contribuir para
uma formação que atenda à necessidade de preparar profissionais competentes e,
também, conscientes de seu papel transformador diante da realidade em que
vivem. Levando em consideração a multiplicidade de fatores – individuais,
institucionais, ideológicos, político-sociais, entre outros – implicados nos
processos educativos, os psicólogos escolares implicados nesses serviços têm
orientado a sua intervenção para a conscientização dos agentes educacionais
acerca de seus papéis e responsabilidades na construção de uma cultura de
sucesso. Neste trabalho são apresentados alguns modelos de intervenção
psicológica que buscam apoiar a construção da referida cultura. A contribuição
da Psicologia Escolar na Educação Superior vem se ampliando por meio de ações
preventivas, institucionais e de larga abrangência.
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