quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Portal Aula Aberta



O Aula Aberta é um portal para divulgar boas práticas educativas em escolas secundárias e colégios de referência do país. Escolas que apresentam consistentemente excelentes resultados nacionais nas disciplinas de Matemática e de Português são convidadas a “abrir as suas aulas”. São convidadas a mostrar como trabalham diariamente com as suas turmas e com os seus alunos. 
A nossa escola, integra o Portal, por Mérito: Alunos com progressão excecional; a Matemática e a Português entre os exames do 9º ano e do 12º ano (ver http://www.aula-aberta.pt/escolas ).


No portal Aula Aberta pode encontrar os testes, os trabalhos de casa, as fichas de trabalho e o material didático dados aos alunos de uma turma em cada uma das escolas participantes. Pode ver gravações vídeo de uma sequência de aulas completas. Pode ler entrevistas aprofundadas onde os professores e o diretor da escola refletem sobre o seu trabalho. 
Toda esta informação está disponível online em regime aberto. Qualquer professor, trabalhando em qualquer outra escola, poderá observar diretamente algumas das práticas educativas implementadas nas escolas participantes.
Esperamos que o Aula Aberta seja um ponto de partida útil para fomentar a partilha de informação e de experiências entre escolas, para estimular a comunicação entre professores e para enriquecer o debate sobre boas práticas no ensino.
O Aula Aberta é um projeto promovido pela Sociedade Portuguesa de Matemática e pela Fundação Calouste Gulbenkian.


Sem comentários: