sábado, 30 de janeiro de 2016

Pensamento 76: A RESILIÊNCIA



“Resiliência se trata da capacidade de se recuperar de situações de crise e aprender com ela. É ter a mente flexível e o pensamento otimista, com metas clara e a certeza de que tudo passa.”

Errado
Resiliência é um processo, não é, nas palavras de Boris Cyrulnik, um catálogo dessas qualidades: "ter a mente flexível, otimista, com metas claras". Este é o modelo americano sobre a resiliência  - “ser belo, rico e jovem” - embora alguns investigadores americanos se distanciem deste modelo.
As palavras de Boris Cyrulnik: “Pode-se ser vulnerável depois de um trauma, mas se se procura dentro de si as capacidades de resiliência, se se procura no meio o suporte afetivo, social, e o sentido do que nos aconteceu, apesar de se ser vulnerável, é um bom processo de resiliência.” *
Passada a tormenta, a mente apresenta-se mais flexível e com metas mais definidas, mas as capacidades de resiliência são uma construção de uma vida e nunca podem ser consideradas como garantidas, em futuras situações de crise. Ou dizendo de outro modo, tal como Rutter (1987) concebeu, se as circunstâncias mudam, a resiliência se altera. não é uma atributo fixo do individuo.

*em entrevista a Patricia Faur em 2014, Toulon, França, pelas  IV Jornadas de SAPINE.

TENHA UM ÓTIMO DOMINGO


Sem comentários: