sexta-feira, 22 de abril de 2016

João Freire: Tutoria escolar: a relação que (se) transforma



WEBINAR DGE -  Entre moda e modernidade, é um facto que a tutoria tem sido uma estratégia que dezenas de escolas têm desenvolvido para enfrentar os seus 3 problemas fundamentais: abandono, insucesso e indisciplina. Os agrupamentos TEIP – territórios educativos de intervenção prioritária – generalizaram a medida. Impõe-se, contudo, esta reflexão: é ou não um processo eficaz? Se o é, porquê? O que falha, quando, apesar de muitos recursos alocados, vemos que nenhum dos problemas de partida se resolveu?
Há evidências sobre o impacto positivo das tutorias, mas também sobre as dificuldades, algumas que serão difíceis de assumir às gestões escolares ou aos organismos superiores, outras aos professores e até aos alunos e suas famílias. Não escamoteando os constrangimentos, olharemos principalmente para o como fazer e, da reflexão teórica que se impõe, à visão metodológica necessária, discutiremos, a partir da experiência (humilde) da prática, o que é uma boa tutoria: com resultados, bem operacionalizada e produto do equilíbrio entre a relação humana estabelecida e a promoção do retorno do aluno ao mundo escolar.
João Freire, Psicólogo Escolar e da Educação, desde 2006, e Mestre em Psicologia pela Universidade da Beira Interior. Trabalha em escolas públicas desde 2008 e em TEIP desde 2010. Foi colaborador da Network of European Psychologists in the Educational System de 2010 a 2013 e depois representante português, entre 2013 e 2014, através do Sindicato Nacional dos Psicólogos, do qual é responsável pela Comissão de Educação. Fruto da sua experiência em TEIP, tem realizado comunicações nas temáticas da inclusão e da indisciplina

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