quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Estudo define perfil de risco de dependência online

 


(imagem Paulo Pimenta)

Na Comunicação social:

 - Tek sapo: https://tek.sapo.pt/

 - Jornal Publico de 7.02.23: https://www.publico.pt que se deixa aqui um enxerto:

Mais tempo online gera menos empatia

Segundo a psicóloga - A coordenadora do projecto Geração Cordão, Ivone Patrão -  o que se verificou neste contexto de socialização é que os jovens não estão a desenvolver uma forma de estar online “respeitadora de regras sociais” como existem no mundo presencial.

“Percebemos que quem pratica este tipo de socialização e comportamento online acaba por ter alterações no seu estado de humor, mais baixa empatia pelo que o outro sente, pelo que o outro necessita”, sublinhou.

Por outro lado, a percepção que os jovens têm da supervisão dos pais é que não estão a impor regras rígidas relativamente ao uso da internet e que as regras são feitas por eles, um dado que Ivone Patrão disse constituir “um alerta importante para os pais”.

“Para jogarmos um jogo de futebol precisamos de balizas e aqui também precisamos de balizas. Precisamos de regras bem definidas relativamente ao sono, às horas das refeições, aos conteúdos, aos tempos online”, defendeu, frisando que “não há uma regra uniforme para todos”.

A investigadora ressalvou que não pretendem “diabolizar a tecnologia nem a internet”, defendendo que “o caminho deve ser a introdução das tecnologias cedo, mas com muita sensibilização junto de pais e professores para os tempos de tecnologia e os conteúdos adequados à idade”.


Sem comentários: