segunda-feira, 26 de março de 2012

O sentido da vida

Gustavo Fernandes Elementos Naturais

ENTREVISTA a António Francisco Mendes Pedro (1ª Parte)

Da autoria de Ana Vieira de Castro publicada no Suplemento XIS do Jornal Público a 24.7.06, com o título O Sentido da Vida.
Dados de 2006: O Prof Dr. António Francisco Mendes Pedro é professor de Psicologia e Psicossomática no ISPA; pertence à Sociedade Portuguesa de Psicossomática e ao Centro Kairos – Psicologia, Psicossomática e Filosofia.

Para si, o que é o sentido da vida?
AFMP: O sentido da vida talvez se encontre na própria vida, na forma como a vivemos. Podemos descobri-lo, descobrindo a vida. Também lhe podemos dar sentido a partir de explicações e compreensões verbais, intelectuais. Mas o que interessa é descobrir o sentido que as coisas têm para nós. Isso é uma procura que eu sinto estar ligada às coisas pequenas da vida, implícitas a ela própria. Quando, por exemplo, gostamos de uma pessoa, temos a possibilidade de partilhar com ela sentimentos, intimidades. Tudo isso tem um sentido que depois se revela em pequenas coisas como uma troca de olhares ou um gesto que nos leva espontaneamente a oferecer um presente. Quando os nossos filhos vêm ter connosco numa situação difícil, de emergência, estamos ali à disposição deles. Então sinto que a vida tem sentido quando, juntamente com eles, descubro qualquer coisa que os move, que os faz andar. São estes pequenos fait-divers que fazem sentido, não são grandes discursos intelectuais.
...
Nota: a entrevista na íntegra, poderá ser lida no meu outro blogue, na Etiqueta Entrevistas:

Sem comentários: