sábado, 3 de novembro de 2012

cursos gratuitos online


Foto de Brian Snyder/Reuters

Queres estudar gratuitamente em Princeton ou Stanford?
Algumas das universidades mais prestigiadas do mundo oferecem cursos gratuitos online
História Mundial em Princeton ou Curso de Empreendedores em Stanford? Ou, quem sabe, Psicologia na Universidade de Londres? Já é possível fazer um curso online numa destas universidades sem gastar dinheiro algum.
A ideia dos cursos abertos via Internet não é propriamente nova, mas promete revolucionar os modelos tradicionais de ensino pagos e presenciais.
A sua popularidade tem vindo a crescer nos últimos meses graças ao apoio de algumas universidades norte-americanas e à emergência de plataformas como a Coursera , a Udacity ou a eDX.
33 Universidades, 200 cursos
A Coursera está online desde Janeiro de 2012 e oferece mais de 200 cursos numa parceria com 33 universidades. Nas suas bases contam-se cerca de 1 milhão e 800 mil inscritos.
“Este método vai permitir que as pessoas que não têm acesso ao mundo da aprendizagem – por motivos financeiros, geográficos ou de tempo – tenham uma oportunidade, explicou ao The New York Times Daphne Koller, professor da Universidade de Stanford e um dos co-fundadores da plataforma Coursera.
O registo, segundo Koller, é simples e demora menos de um minuto: seleciona-se um curso em função do tema, da duração, da universidade ou da data de início. Uma vez aceite, os professores apresentam vídeos explicativos por capítulos e as aulas pressupõem a interacção em fóruns e a realização de actividades em grupo.
Também a UNED Abierta aspira torna-se a plataforma online de referência dos países hispano-falantes, com uma audiência potencial de 500 milhões de pessoas. Nos cinco dias após o lançamento contabilizaram-se mais de oito mil registos, ainda que, para já, a oferta seja reduzida: um curso de comércio electrónico e outro sobre Open Data.
A aprendizagem requer, afirma o director da UNED Abierta, Timothy Read, ao diário “El País”, uma dedicação de duas a três horas semanais, durante três meses.
Outras alternativas
A oferta não se fica por aqui: a Udacity, criada também por académicos de Stanford, dispõe de vários cursos ainda que a parceria seja feita com professores individuais e não com as universidades. Entre as alternativas consta ainda a edX ou a OpenCourseWare.
A primeira oferece oito cursos em parceria com quatro universidades e a segunda, uma iniciativa do Massachusets Institute of Tecnology (MIT), conta com um vasto leque de opções, mas não prevê a componente interactiva no decorrer das aulas virtuais.

Sem comentários: