segunda-feira, 2 de março de 2015

Guia Metodológico: Conceção de qualificações baseadas em resultados de aprendizagem



Guia Metodológico: Conceção de qualificações baseadas em resultados de aprendizagem
Portugal, tal como sucede com os restantes Estados-Membros, tem procurado dar resposta ao desafio de criar qualificações capazes de responder, de forma eficaz, aos princípios subjacentes ao Quadro Europeu de Qualificações, instrumento que estratificou os níveis de qualificação tendo por base descritores assentes em conhecimentos, aptidões e competências.
Assim, numa primeira fase, foi delineado um Quadro Nacional de Qualificações, em vigor desde outubro de 2010, com oito níveis. Este Quadro permitiu que Portugal desse os primeiros passos para que os processos de aprendizagem pudessem passar a ser definidos a partir do que se espera alcançar com os mesmos (os chamados "resultados de aprendizagem"). Mas, é preciso ir mais além, pois, conforme é referido no prefácio deste guia, "as qualificações não ganharão a legibilidade que precisam de ter perante os empregadores se os resultados de aprendizagem apenas se encontrarem expressos em níveis ou graus de complexidade em termos de conhecimentos, aptidões e atitudes, associados aos diferentes níveis de qualificação que o nosso sistema de educação e formação permite alcançar". 
O passo seguinte passa, portanto, por se dar visibilidade a estes resultados de aprendizagem já nas próprias qualificações, tal como foi planeado aquando da criação do Catálogo Nacional de Qualificações, em 2007. 
Este novo passo implica, no entanto, a criação de uma metodologia que permita construir novas currículos, "pondo em segundo plano a duração, os conteúdos, e os métodos de ensino das formações (inputs) e, em destaque, como ponto de partida, os resultados de aprendizagem (outputs)". 
É precisamente esta metodologia, assente em três etapas, a grande novidade deste Guia. Através de exemplos práticos, o Guia visa assim dar a conhecer os pressupostos desta nova metodologia e facilitar a tarefa de todos os que se veem confrontados com a necessidade de com ela trabalhar.

Sem comentários: