domingo, 15 de março de 2015

Pensamento 67: A CORAGEM PARA OUVIR


“É preciso muita coragem para se levantar e falar o que pensa. Porém, é preciso muito mais coragem para se sentar e ouvir o que os outros pensam.”

Verdade!
Para se ser capaz de ouvir o ponto de vista do outro, captar o que o acontecimento significa para ele, sem precipitadamente o interromper ou lhe virar costas, saber escutar, é preciso coragem para superar o medo (por isto, será mais fácil julgá-lo), como nos explica o psicólogo Carl Rogers  percursor da psicoterapia humanista:

“No entanto, uma vez que fostes capazes de ver o ponto de vista do outro, os vossos próprios comentários têm de ser profundamente revistos. (…) O que aconteceria se um conflito de trabalho entre operários e patrões seguisse esta via, de modo que os trabalhadores sem estarem necessariamente de acordo com a direção, pudessem formular corretamente o ponto de vista desta e os patrões, sem aprovarem a posição dos trabalhadores, fossem capazes de expor o problema destes de forma tal que estes o aprovariam? Isto quereria dizer que se tinha estabelecido uma real comunicação e que se poderia praticamente garantir que se chegaria a uma solução razoável.

Se uma forma de contato deste tipo é um caminho eficaz para uma boa comunicação para uma boa relação (…) qual a razão por que essa via não é mais largamente procurada e seguida? Tentarei enumerar as dificuldades que impedem o recurso a este processo. Em primeiro lugar é preciso coragem, qualidade que não está assim muito espalhada. (ao ouvirmos atentamente o outro)... corremos o risco de sermos nós próprios a mudar. Ao ver como ele vê, é possível que uma pessoa se sinta influenciada nas suas atitudes ou na sua personalidade. Este risco de ser ver modificado é uma das mais terríveis perspetivas para a maioria de nós.(…). A grande maioria não poderia ouvir; daríamos por nós a sermos compelidos a avaliar, porque ouvir poderia ser demasiado perigoso. Por isso, aquilo que se exige em primeiro lugar é coragem, e nem sempre a temos.”
 Carl Rogers Tornar-se pessoa.


TENHA UMA ÓTIMA SEMANA

Sem comentários: