sexta-feira, 3 de abril de 2015

Pensamento 68: DA DEPENDÊNCIA


"O maior erro em uma relação é nos esquecermos de viver nossas próprias vidas por causa de outra pessoa. Sua vida passa a ser a vida do outro e, quando a relação termina, já não temos uma vida para viver. Aquele que muito dá, com pouco fica."

Verdade.
Pela dependência do outro, que nos faz viver em sobressalto, esquecemo-nos de nós e de vivermos experiências que nos poderiam fazer sentir competentes e realizadas, fonte de felicidade para memórias futuras, com refere a psicanalista Nicole Jeammet:
"E é desenvolvendo os meus talentos nos quais o outro acreditou que eu encontrarei dentro de mim aquela "beleza" sob a forma de autoestimaPortanto, quanto mais eu conquistar a minha independência, quanto mais eu construir o meu próprio território e quanto mais eu assumir a minha solidão, menos a dependência do outro me dará medo. E, paradoxalmente, quanto menos eu precisar do outro para me sentir válido, mais eu serei apto a tecer vínculos autênticos. E esse entrelaçamento se verificará na capacidade de "compartilhar o prazer", todos os prazeres, pequenos e grandes." in, Sínodo da família
BOM FIM DE SEMANA

Sem comentários: