domingo, 23 de agosto de 2015

Pensamento 73: AGRESSIVIDADES


"A água inteira do mar não pode afundar um navio, a menos que invada seu interior. Da mesma forma a negatividade do mundo não pode te derrubar  a menos que voçê permita que ela permaneça dentro de voçê."

Errado! Ou, certo com reservas.
A negatividade do mundo, sinónimo de agressividade, violência ou todo o ato ou mensagem dolorosa do ponto de vista emocional, que tende a diminuir a confiança e auto-estima pessoais, são sentidos no campo das emoções e não no campo da consciência. Pelo que, no convívio  frequente com a fonte de negatividade, não nos é possível manter o poder de decidirmos (racionalmente) que não nos deixamos afectar. Irá sempre atingir-nos. Acabaremos por duvidar de nós mesmos e passamos a acreditar nessas mensagem tóxicas para a nossa saúde mental. 
Na impossibilidade de afastamento, ou mesmo no caso de este ocorrer, é necessário muitas das vezes, um trabalho de recuperação. 
Crianças e jovens não devem ser deixados a sós, neste processo.

O psicanalista António Coimbra de Matos refere o mesmo: "Para a defesa da saúde mental é necessário o isolamento e a separação  dos agentes patogénicos e para a promoção dessa saúde a relação com pessoas saudáveis". 

TENHA UMA ÓPTIMA SEMANA

Sem comentários: