quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

ESTUDO NACIONAL SOBRE A VIOLÊNCIA NO NAMORO





Conheça o Estudo Nacional sobre Violência no Namoro 2023, realizado pela UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, no âmbito do projeto ART’THEMIS.

O Estudo, realizado anualmente desde 2017, analisa a legitimação da violência no namoro pelos/as jovens e os indicadores de vitimação nas relações de namoro. Nele participam jovens do 7.º ano ao 12.º ano de escolaridade, do ensino regular ou profissional e de várias escolas distribuídas a nível nacional.
Do total de jovens participantes no Estudo, 67,5% não perceciona como violência no namoro, pelo menos, 1 dos seguintes comportamentos: c
ontrolo, violência psicológica, violência sexual,  perseguição, violência através das redes sociais e violência física.
Os resultados deste estudo apontam para a importância da prevenção primária da violência de género em contexto escolar e desta ser desenvolvida de uma forma holística, sistemática e  continuada, de modo a consciencializar crianças e jovens para a desconstrução da violência e para o desenvolvimento de relações interpessoais de namoro e de intimidade saudáveis.
Este estudo é  financiado pela CIG, no âmbito do Projeto ART’THEMIS+ “Jovens Protagonistas na Prevenção e na Igualdade de Género”.
 


Sem comentários: