Medida 2 – Reforçar a atuação em meio escolar
Desenvolver iniciativas de sensibilização sobre o desperdício alimentar dirigidas à população em idade escolar, envolvendo várias ações e estratégias, com o objetivo de educar e consciencializar a comunidade escolar sobre a importância de prevenir e reduzir o desperdício alimentar.
Os consumidores mais jovens desempenham um papel estratégico, não apenas por representarem os adultos de amanhã, mas também pelo seu potencial de influência no contexto familiar. A aprendizagem deve ser promovida tanto por vias formais, através da transmissão estruturada de conhecimentos, como por vias informais, no contexto das atividades escolares, com a participação ativa de professores, educadores, assistentes operacionais e a articulação com os agentes envolvidos na gestão dos refeitórios escolares.
A implementação desta medida requer o envolvimento das autoridades de educação, responsáveis pelas componentes pedagógicas e didáticas, das autarquias, no âmbito da gestão dos refeitórios escolares e dos resíduos, bem como de outros agentes relevantes. Em determinadas situações, poderá revelar-se necessária a articulação com outras Entidades, designadamente a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), no âmbito das suas competências enquanto coordenadora da Rede de Conhecimento e Inovação para a Agricultura (AKIS).

Sem comentários:
Enviar um comentário